Subsistema de Águas Residuais Esposade e Sousa concluído
publicado a 15 de Fevereiro de 2024

A empreitada do Fecho do Sistema de Águas Residuais de Gramido – Subsistema de Esposade e Sousa foi concluída, uma obra com um investimento total de cerca de 5 milhões de euros visando a ampliação e cobertura do sistema de saneamento e tratamento de águas residuais, permitindo a construção de 214 ramais (ramal + câmara ramal de ligação).

O projeto Fecho do Sistema de Águas Residuais de Gramido – Subsistema de Esposade e Sousa foi cofinanciado em 1.409.594,97 euros pelo Fundo de Coesão da União Europeia através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Este investimento melhorará a qualidade das massas de água, retirando a entrada direta de águas residuais, contribuindo para as metas prioritárias estabelecidas no Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais 2020.

Por outro lado, numa zona com potencial turístico elevado, a obra configura-se como estratégica para a intervenção municipal a jusante do areal de Zebreiros, o que permitirá continuar a pensar a reabilitação daquela zona balnear.