Técnicos da Câmara Municipal reforçam equipas para inquéritos epidemiológicos
publicado a 4 de Janeiro de 2022

Tendo em conta a incapacidade de resposta das autoridades de saúde face à escalada de casos, a qual tem atrasado o rastreio dos contactos de risco, o Município de Gondomar anuncia o reforço das equipas para a realização dos inquéritos epidemiológicos relativos à COVID-19, através da colaboração de técnicos da própria autarquia.

Desde esta segunda-feira, dia 3 de janeiro, estes oito técnicos estão a apoiar as autoridades de saúde na realização dos inquéritos epidemiológicos, efetuando quer o contacto aos munícipes que tenham testado positivo à COVID-19, quer o rastreio dos contactos de risco de um caso positivo. No momento em que começaram a realizar os inquéritos, existiam cerca de 2260 casos positivos que ainda não tinham sido contactados pelas autoridades de saúde.

Ao reforçar o número de recursos humanos destinados à realização dos inquéritos, pretende-se que a mesma aconteça de forma mais célere e, assim, seja possível interromper mais rapidamente as cadeias de transmissão na comunidade local.

Já em dezembro de 2020, a autarquia cooperou com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte), no âmbito do projeto piloto “Vamos Salvar Portugal” - uma medida semelhante que revelou um impacto muito positivo na interrupção das cadeias de transmissão.