Voto de louvor a Paulo Ferreira e Ricardinho
publicado a 14 de Fevereiro de 2018

A Câmara Municipal de Gondomar aprovou, hoje de manhã, por unanimidade, em reunião pública descentralizada nas instalações em Covelo da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo, um voto de louvor a dois ilustres gondomarenses cuja trabalho e arte foram recentemente distinguidos ao mais alto nível internacional: Ricardinho e Paulo Ferreira.

Ricardinho, “capitão” da Seleção Nacional de futsal, sagrou-se, no passado dia 10, na Eslovénia, campeão europeu da modalidade. A Autarquia distinguiu Ricardo Filipe da Silva Braga, em 2016, com a Medalha de Mérito Desportivo, em grau ouro. Face ao primeiro título europeu conquistado pela Seleção de Portugal, em que Ricardinho assumiu um papel relevante, a Câmara Municipal decidiu atribuir o nome do jogador ao pavilhão da EB 2,3 de Valbom, após as obras de reformulação total que vai beneficiar a partir de abril.

Em relação ao percurso desportivo de Ricardinho, que nasceu em Valbom, Gondomar, a 3 de setembro de 1985, o atleta começou a jogar futsal no Gramidense Infante na época de 1998/1999, passando, depois, pelo Miramar, Benfica, Nagoya Oceans e Inter Movistar, num trajeto em que alinhou quase centena e meia de vezes com a camisola da Seleção Nacional, tendo sido eleito o melhor jogador do Mundo em 2010, 2014, 2015, 2016 e 2017.

Paulo Ferreira é técnico de informática, mas os seus tempos livres são dedicados quase por inteiro à exploração da técnica do “timelapse”. Nos últimos dez anos, os vídeos de Paulo Ferreira têm-nos levado pelo Parque de Natureza de Noudar, pelo Parque Natural do Alvão, pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês, pelo Douro Internacional, Marvão, Gondomar e Porto. Em 2017 foi distinguido no “Hollywood International Independent Documentary Awards” pelo seu video “Nordlys – the northern lights”, feito que repetiu este ano pelo video “Patagónia – The Tip of the World”.

Os dois documentários, ambos com narração de Conrad Harvey, contêm uma mensagem muito atual: a preservação do planeta Terra e a necessidade de cada um de nós tomar decisões, antes que seja muito tarde para fazer regredir as alterações climáticas.