29º Festival do Sável e da Lampreia em Gondomar
publicado a 28 de Fevereiro de 2020

É já amanhã, dia 29 de fevereiro, que arranca a 29ª edição de um dos mais antigos festivais gastronómicos do país dedicado a duas das espécies mais emblemáticas do rio Douro, o sável e a lampreia.

Numa organização do Município de Gondomar, este festival, durante um mês inteiro, torna estas espécies o centro das atenções, valorizando os produtos endógenos e dinamizando o tecido económico local, desde a pesca até à restauração, dando a conhecer os tesouros gastronómicos disponíveis nas ementas das duas dezenas de restaurantes aderentes, onde iguarias como a açorda de mílharas, o sável frito ou a lampreia à bordalesa, entre outras, podem ser degustadas.

Nesta edição, o festival conta com um concurso gastronómico, que decorrerá de 6 a 8 de março e premiará os restaurantes com a melhor confeção de sável e lampreia. A avaliação estará a cargo de um júri técnico composto pelo prestigiado Chef Hélio Loureiro - que há já vários anos apadrinha o festival -, pelo Chef Tony Salgado, responsável pelo restaurante Palatium da Pousada do Freixo, e ainda Fernando Melo, reconhecido crítico gastronómico da revista Evasões e que, há mais de 30 anos, estuda as raízes e património gastronómico nacional.

Venha descobrir Gondomar e desvende os segredos dos sabores do rio Douro no 29º Festival Gastronómico do Sável e da Lampreia de Gondomar.

Conheça os restaurantes aderentes aqui.