Gondomar adere à Semana Nacional das Espécies Invasoras com ações para toda a comunidade
publicado a 21 de Maio de 2022

Nos dias 21 e 27 de maio, o Município de Gondomar promove duas ações de controlo de espécies invasoras - uma das principais ameaças à biodiversidade com impactos significativos a nível ambiental e socioeconómico.

As ações estão integradas na Semana Nacional das Espécies Invasoras 2022 (SEI 2022), conforme prevista na agenda mensal da Quinta do Passal (consulte aqui).

Este sábado, dia 21 de maio, teve lugar uma ação de controlo de acácia, em Jancido (Foz do Sousa). Na área envolvente ao rio Sousa, ao longo do percurso PR1 GDM - Linha de Midões e Moinhos de Jancido, desenvolvem-se esforços no sentido de promover e estabelecer um bosque autóctone, valorizando a paisagem e a biodiversidade local. Porém, uma das grandes barreiras à criação de floresta autóctone são as plantas invasoras sendo, por isso, fundamental o seu controlo para assegurar o restauro ecológico das áreas.

A meta desta manhã de trabalho voluntário foi de aplicar o método de controlo “descasque” num acacial presente na área. Uma ação similar repete-se no dia 27, pelas 9.30h, no mesmo local.

Esta iniciativa, desenvolvida no âmbito do projeto FUTURO, é organizada pelo Município de Gondomar e o CRE.Porto e conta com a colaboração dos Amigos dos Moinhos de Jancido e da APRISOF - Associação de Proteção dos Rios Sousa e Ferreira.