Área Metropolitana do Porto lança duas plataformas na Internet na Casa Branca de Gramido
publicado a 7 de Novembro de 2014

A Área Metropolitana do Porto (AMP) lançou hoje de manhã, na Casa Branca de Gramido, em Gondomar, duas plataformas na Internet que disponibilizam informação sobre espaços públicos para lazer e rios existentes nos municípios da região.

Através destas duas ferramentas ‘online’ gratuitas toda a população residente, bem como os turistas, passam a “perceber quais os sítios metropolitanos de referência”, bem como a conhecer quais são “os rios [dentro do território] e o que existe nas suas margens”, afirmou o primeiro secretário da Comissão Executiva da AMP, Lino Ferreira, na presença do Presidente do Conselho Metropolitano do Porto, Hermínio Loureiro, e do Presidente do Município de Gondomar, Marco Martins.

O portal sitios.amp.pt conta atualmente com cerca de 190 locais referenciados, entre parques, jardins, montes, estações arqueológicas, lugares sagrados e largos que apresentam um conjunto mínimo de infraestruturas de suporte a atividades recreativas (parques infantis, zonas de lazer ou desporto, cafés e restaurantes, percursos e miradouros, por exemplo).

Neste momento, o portal apenas disponibiliza sítios em 16 dos 17 municípios da AMP, mas dentro de dois meses Paredes, o concelho que apenas integra a região desde o início do atual mandato, já estará incluído.

Os interessados poderão selecionar os locais por concelho, por tipologia (culto, espaço verde, espaço urbano ou cultural, entre outras) e por atividades disponíveis (terrestres, aquáticas ou aéreas).

Já o portal rios.amp.pt disponibiliza informação sobre os mais importantes 14 rios que atravessam a rede hidrográfica da AMP.

À distância de um clique, é possível perceber onde nascem e desaguam os rios, que concelhos atravessam e quais as suas extensões.