Câmara avança com projeto “Rede – Gondomar Protege”
publicado a 30 de Março de 2020

A Câmara Municipal de Gondomar, em parceria com a Proteção Civil e as Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesias do Concelho, implementou o projeto “Rede - Gondomar Protege”, de modo a dar respostas mais rápidas, eficientes e concertadas às necessidades das pessoas, decorrentes da pandemia da COVID-19.

Este projeto é dirigido à população sem suporte/retaguarda familiar e que se encontrem nas seguintes situações:

• Com mais de 60 anos;
  • Com doença crónica/risco;
  • Em isolamento (COVID-19);
  • Em quarentena (obrigatória ou profilática);
  • Com incapacidade/deficiência;
  • Outras situações de vulnerabilidade social.

Desta forma, o Município centraliza a sinalização de situações de emergência para apoio imediato e, em articulação com a Proteção Civil, as Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesias e as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s), promove a rentabilização de recursos e a operacionalização das medidas, suprindo as necessidades identificadas pelas pessoas.

A “Rede - Gondomar Protege” cria, assim, as sinergias necessárias para dar resposta a:

• SOS Medicação: Levantamento / entrega de medicamentos urgentes
  • SOS Compras: Levantamento / entrega de compras (bens de primeira necessidade)
  • SOS Cabaz: Levantamento / entrega de cabaz de géneros alimentares
  • SOS Refeições: Levantamento / entrega de refeições confecionadas

Os pedidos de apoio podem ser efetuados através da linha de apoio ao munícipe - 220 188 200 e 220 188 210 - ou sinalizados pelos parceiros da Rede Social de Gondomar através de formulário próprio, já disponibilizado.

Para além dos parceiros já indicados, importa mobilizar e dinamizar o setor privado. Assim, se tem algum estabelecimento comercial em Gondomar nas áreas da restauração (serviço take-away), supermercados, mercearia ou farmácia e disponibiliza serviço de entrega ao domicílio, junte-se a esta Rede. Para tal, deverá enviar email para desenvolvimento.social@cm-gondomar.pt e entraremos em contacto consigo!

O nosso maior bem continuam a ser as pessoas. Ajude-nos a ajudar!

Listagem de documentos