ConjuntaMente: reconhecer, apoiar e encaminhar adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade emocional
O programa ConjuntaMente promove ações de formação gratuitas para a comunidade de Gondomar: uma dirigida a encarregados de educação e familiares de adolescentes e jovens e outra a profissionais que trabalham com esta população em escolas, associações, clubes desportivos ou outras respostas da comunidade.
Cada ação de formação será composta por quatro sessões, distribuídas ao longo do ano letivo 2026/2027, dinamizadas por especialistas nas áreas da pedopsiquiatria, psicologia e intervenção comunitária.
Ao longo das sessões serão abordados vários temas relacionados com a saúde mental na adolescência e juventude, nomeadamente escuta ativa, estratégias de apoio em períodos de sofrimento emocional, recursos de apoio disponíveis e autocuidado dos adultos de proximidade. As ações de formação procurarão também responder às dúvidas e necessidades identificadas pelos/as participantes.
Sessões de formação
Sessão 1 — Quando “está tudo bem” não chega: escutar, compreender e agir
Sessão 2 — Ser porto seguro: apoiar adolescentes e jovens em períodos de stress e transição
Sessão 3 — Da preocupação à procura de ajuda: conhecer recursos e saber encaminhar
Sessão 4 — Cuidar dos outros sem deixar cuidar de si: estratégias para manter presença, limites e equilíbrio
No final da formação será emitido certificado de participação (a informação relativa à acreditação dos/as profissionais será disponibilizada no programa de formação).
Período de inscrições: [informação em breve]
Inscrições: [informação em breve]
Mais informação: [informação em breve]