Encontrados os doze representantes de Gondomar no 14º Concurso Nacional de Leitura
publicado a 3 de Março de 2021

Decorreu entre a passada segunda-feira e hoje (dias 1 e 3 de março) a fase concelhia da 14º edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), destinada a todos alunos do Ensino Básico e Secundário do concelho.

Este ano, a fase concelhia decorreu, pela primeira vez, em formato digital (por videoconferência) e teve como base as obras do escritor Luis Sepúlveda - o autor homenageado nesta edição pela sua obra literária e legado cultural.

Esta fase envolveu a participação de 52 alunos dos vários agrupamentos escolares de Gondomar, desde o 1º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário, e compreendeu dois momentos de avaliação: a prova escrita, realizada no dia 1 de março, e a prova oral, realizada hoje.

Dinamizado pelo Município e pela Rede de Bibliotecas Escolares de Gondomar, o concurso contou com o júri composto pelo Professor António Oliveira, a Professora Dolores Garrido e a Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Fernanda Freitas.

A fase concelhia destina-se ao apuramento dos doze representantes do Município, três por cada nível de Ensino, na fase intermunicipal, a realizar na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, durante o mês de abril. Os alunos que representarão Gondomar são:

1º Ciclo

• Inês Isabel Ramalho da Silva (AE Infanta D. Mafalda)
  • Leonor Moreira Pinto (AE Júlio Dinis)
  • Margarida Mesquita Vieira (AE de Júlio Dinis)

Menções Honrosas:

• Ada Andreea Vacariuc (AE de Pedrouços)
  • Santiago Portas Barqueira (AE de Rio Tinto)

2º Ciclo

• Ana Sara Teixeira Ferreira (AE Júlio Dinis)
  • Madalena Tavares da Fonseca (AE de Rio Tinto)
  • Rafaela Letícia Leite e Souza (AE Infanta D. Mafalda)

Menções Honrosas:

• Francisca Carvalho Gonçalves (AE Infanta D. Mafalda)
  •  Rafaela Nogueira Andrade (AE de Rio Tinto nº3)

3º Ciclo

• Diogo Santos Martins (AE de Valbom)
  •  Martim André Baptista (AE de Valbom)
  •  Matilde Brandão Martins (AE Júlio Dinis)

Menções Honrosas:

• Beatriz Marques Santos (AE Júlio Dinis)
  • Beatriz Moreira Valente (AE de Santa Bárbara)

Ensino Secundário

• Marco Paulo dos Santos Alves (Escola Secundária de São Pedro da Cova)
  • Lara Marques Pinto Coelho (AE de Valbom)
  • Ana Rita Barbosa da Silva (AE de Rio Tinto nº3)

Menções Honrosas:

• Rodrigo Miguel Marques e Silva (AE nº 1 de Gondomar)
  • Lara Alexandra Castro e Aguiar (AE de Valbom)

Este concurso tem como objetivos estimular a leitura, enquanto prática de conhecimento e de lazer entre jovens, bem como dar a conhecer autores da língua portuguesa e estrangeira de diversas gerações e estilos literários. A iniciativa é promovida pelo Plano Nacional de Leitura, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, o Instituto Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, a Direção-Geral da Administração Escolar e a RTP.