Gondomar, Paredes e Valongo assinam acordo histórico
publicado a 20 de Junho de 2015

Os Municípios de Gondomar, Paredes e Valongo assinaram, hoje de manhã, sob os auspícios do Conselho Metropolitano do Porto, o Acordo de Cooperação do Pulmão Verde, um projeto intermunicipal classificado pelos autarcas envolvidos como “histórico”. Marco Martins, Celso Ferreira e José Ribeiro, respetivamente, Presidentes das Câmaras Municipais de Gondomar, Paredes e Valongo foram os protagonistas do momento, simbolicamente vivido no local de intersecção entre os três concelhos, à saída de Aguiar de Sousa (Alvre) da A41 (IC24), na rotunda com a estrada EN 319-2.

A proposta hoje assinada visa a criação de uma paisagem protegida de âmbito regional com uma área de 5700 hectares – Parque das Serras do Porto – constituída pelas serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas, um local com elevado potencial económico, cultural e ambiental. O acordo arranca com a criação de uma equipa intermunicipal focada em valorizar e proteger o território, por um lado aproveitando o contexto do novo quadro comunitário e, simultaneamente, numa época que antecede o período de incêndios.

O projeto, coordenado pela arquiteta Teresa Andersen, inclui uma paisagem com uma história milenar, rica em vestígios castrejos e dois mil anos de exploração mineira, havendo forte possibilidade de nas serras permanecer o complexo mineiro aurífero subterrâneo mais importante do Império Romano.