Inaugurada a 1ª fase do Parque Urbano de Ribeira da Archeira
publicado a 9 de Abril de 2022

A primeira fase do corredor do Parque Urbano da Ribeira da Archeira foi inaugurada esta sexta-feira de manhã, dia 8 de abril, pelo Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, acompanhado por membros do Executivo Municipal e pelo Presidente da União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim, António Braz.

O percurso liga a Escola Básica 2/3 Marques Leitão à Quinta do Passal onde, por sua vez, se inicia um percurso pedonal e clicável com ligação à marginal do rio Douro – o Passadiço do Polis. No final, o Parque Urbano da Ribeira da Archeira ligará o centro de Gondomar (junto do Multiusos de Gondomar e das Piscinas Municipais) ao rio Douro, num percurso com 2,9 quilómetros ao longo da ribeira da Archeira.

Alternando entre zonas de bosque denso com pequenos desníveis e zonas mais planas, onde a ribeira serpenteia entre campos agrícolas, este é um percurso de pura contemplação pela natureza, perfeito para os amantes de atividades ao ar-livre e para toda a família.

Ali ao pé, na Quinta do Passal, o Município de Gondomar inaugurou esta quarta-feira novos equipamentos infantis, entre os quais Slide e Farm Golf, que vêm fazer deste espaço, ainda mais, um "parque de aventura" para toda a família.

Ao longo do percurso existem bancos e bebedouros, onde pode recarregar baterias. Chegado ao topo do corredor, mesmo em frente à Escola, encontrará quatro equipamentos de manutenção. É adiante, em direção à rua da Extrema, que decorre já a empreitada da segunda fase do projeto, o qual representa um investimento global de cerca de 2 milhões e meio de euros.