Município de Gondomar e Associação Salvador promovem maiores acessibilidades e inclusão na deficiência
publicado a 5 de Maio de 2022

O Município de Gondomar apresentou esta quinta-feira o projeto "+Acesso para Todos - Por comunidades mais inclusivas", em colaboração com a Associação Salvador, o qual visa despertar a sociedade para a necessidade de mudança e sensibilizar para a igualdade e respeito para com as pessoas com diferença através, por um lado, da capacitação de jovens como agentes de mudança do futuro, e por outro, do desenvolvimento de acessibilidades no concelho aumentado o número de espaços acessíveis.

Para o efeito, serão realizadas ações de sensibilização junto da sociedade civil, ações nas escolas (através de palestras/workshops), bem como um trabalho de mapeamento e categorização de diversos espaços. Esse trabalho de mapeamento tem como objetivos identificar barreiras e alertar para as necessidades de melhores acessibilidades através de uma aplicação móvel que já se encontra disponível (Android ou IOS).

A apresentação pública do projeto teve início com a intervenção de Salvador Mendes de Almeida, fundador da Associação, que agradeceu a disponibilidade do Município de Gondomar em integrar este projeto.

Cláudia Vieira, Vereadora da Coesão Social e Vereadora-Adjunta para a Gestão do Território, assumiu o compromisso da autarquia em colocar no centro da sua agenda a promoção da inclusão social das pessoas com mobilidade reduzida, recordando o Plano de Promoção da Acessibilidade Pedonal de Gondomar, apresentado em dezembro do ano passado.

Joana Gorgueira, responsável da Gestão de Projetos de Acessibilidade da Associação Salvador, revelou que nem todos os municípios querem fazer parte deste projeto, enaltecendo a resposta positiva de Gondomar, seguida de dois testemunhos por parte de quem sente tais dificuldades na primeira pessoa.

A apresentação terminou com um pequeno passeio pelas imediações da Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira, com a presença de Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, para uma verificação in loco de todas as barreiras e dificuldades sentidas por cidadãos de mobilidade reduzida.

O projeto "+Acesso para Todos - Por comunidades mais inclusivas" resulta de candidatura efetuada pela Associação Salvador ao Programa de Parcerias para o Impacto, no âmbito da iniciativa Portugal Inovação Social, e conta com a participação do Município de Gondomar na qualidade de investidor social. A implementação do projeto decorrerá em 15 municípios no território nacional (cinco deles no norte do país), entre os quais está Gondomar.