Município de Gondomar reconhecido no apoio aos cuidadores informais
publicado a 22 de Março de 2023

Gondomar foi reconhecido pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais pelo trabalho no âmbito do projeto +CUIDAR 2.0 – Apoio ao Cuidador Informal do Município de Gondomar. Com esta distinção, o Município passa a integrar a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais.

A Rede integra os municípios e as freguesias do território nacional português que adotem as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais. Das 54 candidaturas apresentadas na segunda edição, 42 foram selecionadas.

Além de promover a criação e manutenção da Rede, promoveu um inquérito às necessidades dos cuidadores informais, necessidades que vão desde a falta de apoio emocional/psicológico (64,6%), a apoios relacionados com Estado (59,1%) e apoios financeiros (51,8%), até à necessidade de receber formação específica em algum aspeto do processo de cuidar (41,2%).

Sobre o +CUIDAR:

O +CUIDAR é um projeto concertado no âmbito da Rede Social, promovido pelo Município de Gondomar, o Agrupamento dos Centros de Saúde de Gondomar, Juntas de Freguesia e mais de 20 entidades do terceiro setor.

A iniciativa visa contribuir para o desenvolvimento de intervenções que promovam o bem-estar físico e psicológico dos/as Cuidadores/as Informais e promover estratégias no ato de cuidar, criando uma rede de partilha, suporte e apoio para aqueles que prestam cuidados regulares a uma pessoa, não sendo remunerados e estando desprovidos de um vínculo formal.