Município instala centro de rastreio móvel no Multiusos de Gondomar
publicado a 31 de Março de 2020

O Município de Gondomar criou, em parceria com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) e a Unilabs Portugal, um centro de rastreio móvel para despistagem da COVID-19, que entrou hoje em funcionamento.

Localizado no parque de estacionamento do Multiusos de Gondomar, funcionará de segunda-feira a sábado, das 9 ás 18 horas e destina-se a cidadãos suspeitos de infeção, previamente referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), e com marcação prévia através do telefone 220125001 (Unilabs).

A colheita de amostras para rastreio da doença tem como objetivo testar doentes, complementando os serviços hospitalares existentes, em condições de conforto e segurança, num modelo “drive thru”. Desta forma, os pacientes que se desloquem a este centro de rastreio não entram em contato direto com outros cidadãos, reduzindo também o risco de infeção aos profissionais envolvidos nos testes.

Os resultados são depois enviados diretamente para o paciente e para as autoridades de saúde publica.