Município promove a adoção de comportamentos preventivos na praia
publicado a 11 de Agosto de 2020

O Município de Gondomar lançou a campanha de educação ambiental “Saber estar e respeitar – esta é a minha praia!”, alusiva às regras de segurança nas praias fluviais e areais do concelho em tempos de COVID-19.

A campanha teve início no dia 1 de agosto, entre as 10 e as 12 horas, na praia fluvial da Lomba e termina a 30 de agosto, pelas 12 horas, na praia fluvial de Melres. Pode consultar todo o cronograma das ações aqui.

Esta iniciativa do Município tem como principais objetivos a sensibilização dos banhistas para uma correta utilização dos espaços públicos à beira-rio, de acordo com as recomendações da Direção Geral de Saúde, bem como promover o respeito pelo ambiente, nomeadamente no que diz respeito ao devido destino a dar aos resíduos sólidos.

Oficina “Saber estar e respeitar – esta é a minha praia!”:

Inserida no âmbito da campanha de sensibilização, estará a Oficina “Saber estar e respeitar – esta é a minha praia!”.

Nesta atividade os participantes serão convidados a conhecer os pontos de recolha de lixo existentes na praia e a adquirir hábitos de preservação do areal e do meio-ambiente, através da separação correta dos resíduos, da correta deposição das beatas de cigarros e das máscaras e luvas descartáveis.

Dois monitores, devidamente identificados pelo Município, transportam consigo um mini ecoponto doméstico, placards elucidativos, bem como exemplos de como construir um cinzeiro de praia, e sensibilizar os banhistas para a adoção de boas práticas ambientais.

Além das recomendações de acesso às praias, os monitores prestam esclarecimentos acerca das regras de segurança implementadas na praia, desde a utilização de máscara e calçado sempre que o banhista se dirija às instalações sanitárias ou ao bar, à desinfeção das mãos e ao respeito pela distância de segurança.

Espera-se que a campanha sensibilize os banhistas para a adoção de comportamentos preventivos face à COVID-19, no cumprimento das regras de segurança emitidas pela Direção Geral de Saúde e pelo Ministério do Ambiente