Museu Mineiro reabre com homenagem às mulheres
publicado a 19 de Dezembro de 2022

O Museu Mineiro de S. Pedro da Cova, alvo de obras de reabilitação ao longo dos últimos meses, reabriu ao público com um espaço mais tecnológico e interativo. A exposição “Valorização do Trabalho das Mulheres Mineiras”, inaugurada na mesma ocasião, ficará permanentemente no espaço.

A cerimónia de reabertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, e da Presidente da União de Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova, Sofia Martins.

Para o autarca, “este não é um projeto acabado e os trabalhos no museu foram mais uma etapa na reabilitação de todo o espaço envolvente do Cavalete do Poço de São Vicente”. O objetivo é continuar a valorizar a história e identidade de S. Pedro da Cova e do seu passado ligado à exploração Mineira.

Já Sofia Martins destacou o facto de ser “um museu único no país”, e a sua valorização é uma mais valia para a união de freguesias, que pretende continuar a atrair visitantes ao equipamento.

A exposição “Valorização do Trabalho das Mulheres Mineiras”, inaugurada com as mais recentes obras de reabilitação, ficará patente de forma permanente. O projeto visa enaltecer o trabalho socioeconómico desempenhado pelas mulheres no contexto da identidade mineira da vila.

As obras de requalificação tiveram como objetivo tornar o Museu Mineiro mais tecnológico. É possível assistir ao longo de um túnel de mina a recriações de momentos do dia a dia na exploração mineira com recurso a ferramentas de realidade virtual e aumentada.