Secretária de Estado do Turismo visita Rota da Filigrana de Gondomar
publicado a 11 de Novembro de 2022

A Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, visitou esta tarde a Rota da Filigrana em Gondomar, tendo ficado a conhecer o Museu Municipal da Filigrana e uma das oficinas aderentes deste produto turístico. Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal, e Sandra Almeida, Vereadora do Turismo, acompanharam o momento.

A visita da governante iniciou-se no Museu Municipal da Filigrana de Gondomar, na Casa Branca de Gramido, onde foi dado a conhecer o espólio de mais de sessenta peças que fazem parte do inventário municipal. O equipamento, inaugurado em maio deste ano, tem uma exposição permanente com peças cedidas e adquiridas pelo município, de que são exemplos o vestido em filigrana assinado por Micaela Oliveira, o coração colaborativo, conhecido como o maior coração de filigrana do mundo, e uma réplica do Santuário de Fátima.

Rita Marques visitou, posteriormente, uma das oficinas integrantes da Rota da Filigrana, tendo entrado em contacto com as etapas do processo de produção artesanal desta arte ancestral.

A Secretária de Estado reconheceu a importância de preservar a arte da produção artesanal e certificada de filigrana no concelho. Rita Martes salientou ainda a capacidade que o país tem tido de promover o turismo, nomeadamente com o importante contributo dos produtos únicos que Portugal tem para oferecer.

A filigrana nacional conheceu recentemente uma nova fase de projeção nacional. Com a assinatura do protocolo de colaboração com o grupo “O Valor do Tempo”, detentor da Joalharia do Carmo, em Lisboa, a loja localizada no Chiado passa a comercializar exclusivamente filigrana certificada, prevendo-se a abertura de mais duas lojas no curto prazo. Além de permitir escalar a produção de filigrana, a estratégia pretende ajudar a valorizar as marcas de 9 ourives gondomarenses.