Três dezenas de famílias com medicamentos gratuitos
publicado a 15 de Abril de 2019

O Município de Gondomar e a Associação Dignitude assinaram hoje, durante o plenário do Conselho Local de Ação Social de Gondomar, no Multiusos, um protocolo que visa apoiar os cidadãos mais carenciados na aquisição de medicamentos. Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Francisco Faria, Presidente da Delegação do Norte da Associação Nacional das Farmácias, e Miguel Ginestal, diretor da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, formalizaram a assinatura do protocolo que permitirá aos munícipes gondomarenses o acesso ao Programa ABEM, uma rede solidária do medicamento, criada em 2016, com o propósito de dar respostas aos problemas de acesso ao medicamento por parte dos cidadãos.

Para Marco Martins “a adesão da autarquia a esta rede solidária do medicamento promovida pela Associação Dignitude é muito importante, uma vez que complementa a oferta de respostas sociais já disponíveis”. O apoio social para aquisição de medicação dos gondomarenses em situação de vulnerabilidade económica arrancará, para já, com o apoio a 30 famílias, mas o universo de benificiários poderá ser alargado depois da avaliação do programa, informou o autarca.

O Programa ABEM - Rede Solidária do Medicamento é a primeira iniciativa da Associação Dignitude e surge da parceria entre os setores social (Cáritas Portuguesa e Plataforma Saúde em Diálogo) e da saúde (Associação Nacional das Farmácias e Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica).

Permitirá o acesso totalmente gratuito aos medicamentos prescritos com receita médica, em todas as farmácias nacionais que aderirem ao programa. Beneficiam desta medida os agregados familiares economicamente desfavorecidos de todo o concelho de Gondomar.

A Associação Dignitude é uma instituição particular de solidariedade social, criada em 2015, que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de impacto social que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses.