Câmara Municipal de Gondomar

Dia dos Avós: memórias que unem gerações no Parque Urbano de Gondomar
publicado a 20 de Julho de 2026

Há memórias que passam de geração em geração, histórias que se contam vezes sem conta e gestos de carinho que ficam para sempre. É para celebrar esse património de afetos que o Município de Gondomar promove, a iniciativa “Dia dos Avós: memórias que unem gerações”, uma tarde dedicada ao convívio, à partilha e à celebração dos laços familiares.

Ao longo da tarde do próximo domingo, 26 de julho, entre as 15h30 e as 20h30, no Parque Urbano transforma-se num espaço pensado para reunir avós, netos, filhos e toda a comunidade, através de diferentes zonas temáticas que convidam à participação, ao encontro e à criação de novas memórias em família.

O “Largo das Famílias” será o principal espaço de animação da iniciativa, reunindo atividades lúdicas, recreativas e participativas. Através de jogos, desafios e outras dinâmicas intergeracionais, este espaço pretende promover a partilha de experiências, saberes e tradições entre diferentes gerações, valorizando o papel dos avós na vida familiar e comunitária.

O recinto contará ainda com espaços dedicados ao lazer e à criação de recordações, incluindo uma plataforma de vídeo 360.º e estruturas fotográficas preparadas para que famílias e amigos possam guardar este dia de uma forma especial.

A programação termina com o Sunset Sénior, um momento musical aberto a toda a comunidade, animado pelo Quarteto “Entre Notas”, convidando participantes de todas as idades a celebrar o Dia dos Avós num ambiente de convívio e descontração.

Integrada na estratégia municipal de promoção do envelhecimento ativo, da inclusão social e da valorização das relações intergeracionais, esta iniciativa pretende reconhecer o papel dos avós enquanto pilares de memória, afeto, identidade e coesão social, reforçando simultaneamente a importância do encontro entre gerações e da utilização do espaço público como lugar de partilha e convivência.

A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade.