Caminhar na natureza a dois passos da cidade
publicado a 30 de Abril de 2021

No próximo sábado, dia 1 de maio, pelas 10.30 horas, tem lugar a inauguração da Pequena Rota "PR1 GDM - Linha de Midões e os Moinhos de Jancido".

Este percurso pedestre, perfeito para adeptos de caminhadas e pedaladas ao ar-livre, recebeu a homologação da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP).

O percurso corresponde à antiga linha de caminho de ferro por onde circulavam os vagões que transportavam o carvão, desde a mina de Midões até à foz do rio Sousa, onde este era depois carregado em barcos que seguiam rio abaixo para a cidade do Porto.

Ao longo dos mais de cinco quilómetros de trilho, poderá avistar campos de cultivo, serras e linhas de água. Um percurso para fazer sem pressas, respirar ar puro, “ouvir o silêncio” - interrompido apenas pelo chilrear dos pássaros e pela corrente das águas -, apreciar a diversidade da fauna e flora local e descobrir os oito moinhos recuperados (os quais constituem a principal atração do percurso).

Saiba mais sobre a Pequena Rota "PR1 GDM - Linha de Midões e os Moinhos de Jancido" no folheto abaixo.