Está a nascer o Parque Urbano da ribeira da Archeira
publicado a 15 de Março de 2021

Esta manhã, dia 15 de março, arrancou a obra de construção daquele que será o terceiro Parque Urbano de uma rede concelhia de 9 equipamentos verdes que o Executivo tem projetados para o Município de Gondomar: o Parque Urbano da ribeira da Archeira. A obra, que representa um investimento de 2 milhões de euros e tem um prazo estimado para conclusão de 12 meses, é o último troço de uma rede de 20 quilómetros de percursos que atravessam as freguesias de Rio Tinto, Fânzeres, Gondomar (São Cosme) e Valbom.

O arranque da obra foi assinalado pelo Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, que marcou presença no local para proceder à assinatura do contrato para execução da empreitada, juntamente com o Vereador do Ambiente, José Fernando Moreira.

O futuro parque urbano ligará o centro de Gondomar (junto das piscinas municipais de São Cosme) ao Rio Douro, num percurso com 2,9 quilómetros ao longo da ribeira da Archeira, alternando zonas de bosque denso com pequenos desníveis e zonas mais planas, onde a ribeira serpenteia entre campos agrícolas e que contará com uma via pedonal e ciclovia entre a natureza. O novo parque urbano terá, ainda, ligação à futura interface do Metro em Valbom e à Quinta do Passal, importante infraestrutura verde do concelho.

Com este novo espaço, o Executivo Municipal reforça o número de espaços verdes no concelho. A aposta nestes equipamentos verdes teve início em 2019, com o Parque Urbano de Rio Tinto, ao qual se juntará, ainda este ano, o Parque Urbano de Fânzeres-São Cosme.

Este ano arranca não só a construção do Parque Urbano da ribeira da Archeira, mas também a empreitada do Parque Urbano de Gondomar. A rede incluirá ainda os parques urbanos de Ramalde (São Cosme), São Pedro da Cova, Medas, nascente do rio Torto (Baguim do Monte) e Monte Crasto.