Arte Comunitária – Uma Construção Contínua

A Operação "PALCO'S - Um Projeto de Arte Comunitária" pretende promover a inclusão social de grupos populacionais em situação de vulnerabilidade através da arte, garantindo uma intervenção de proximidade. Esta é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Gondomar, em parceria com um conjunto de entidades artísticas e sociais locais (clique aqui para saber mais).

Assente numa lógica e modelo de intervenção participada, com uma metodologia de construção coletiva, a Operação assumiu o compromisso de capacitar e facilitar a inclusão social, de intervenções de caráter inovador e experimental nas áreas culturais e artísticas, destinando-se a grupos desfavorecidos e socialmente excluídos (jovens dos 16 aos 30 anos de idade, pessoas portadoras de doença mental ou outras incapacidades e a idosos com mais de 60 anos de idade, residentes no concelho de Gondomar).

Nesta reta final de intervenção, o seminário "Arte Comunitária – Uma Construção Contínua" será um momento de reflexão e construção que pretende proporcionar oportunidades de conhecimento, partilha e conceção, envolvendo os participantes da intervenção, numa lógica de compromisso e cidadania participada. Debater-se-á a eficácia da intervenção cultural e artística realizada na integração social, simbólica e cultural dos grupos societais intervencionados, as boas práticas adotadas e as lições a retirar desta experiência diferenciadora.

A Operação "PALCO'S - Um Projeto de Arte Comunitária" conta com o cofinanciamento da iniciativa "Cultura para Todos" do NORTE 2020.