Plano da Azenha e Varziela em discussão pública até 31 de janeiro
publicado a 9 de Janeiro de 2019

“Este projeto pode ser uma âncora para o desenvolvimento do Alto Concelho”, afirmou Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, esta noite, durante a apresentação do Plano de Pormenor das Quintas da Azenha e da Varziela, no edifício em Melres, completamente lotado, da União de Freguesias de Melres e Medas. O Plano de Pormenor em causa está em discussão pública até 31 de janeiro.

O Plano de Pormenor das Quintas da Azenha e da Varziela estabelece as regras e orientações a que devem obedecer a ocupação, o uso e a transformação do solo, bem como todas as obras de edificação e de urbanização e demais operações urbanísticas naquelas zonas do território de Melres e Medas. Para a área em causa está prevista a promoção e reconversão, como espaço de vocação turística, numa perspetiva de complementaridade e de compatibilização de funções e de aproveitamento das potencialidades dos recursos existentes, como impõem o Plano Diretor Municipal e o Plano de Ordenamento da Albufeira de Crestuma-Lever.

Na prática, segundo o promotor do projeto, trata-se da instalação de dois estabelecimentos hoteleiros, com o mínimo de quatro estrelas, um aldeamento turístico e de um núcleo de alojamento em moradias diluídas na paisagem, ou seja, de forma a que tivesse o mínimo de impacto visual para quem observa do rio para a margem direita do Douro. A concretizar-se o projeto tal e qual como está, a capacidade hoteleira de Gondomar ganharia mais 1913 camas.

O promotor considera que se trata de uma “zona pouco explorada do ponto de vista turístico e com condições únicas”.
Os documentos da proposta estão disponíveis para consulta, nos dias úteis e no horário das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, no Balcão Único de Atendimento, na Praça do Cidadão, em Gondomar, e na Divisão de Planeamento e SIG, na Rua 5 de Outubro, também em Gondomar.

As reclamações, observações e sugestões podem ser apresentadas por carta registada com aviso de receção, dirigida ao Presidente da Câmara Municipal para a Praça Manuel Guedes, 4420-193 Gondomar, ou para o correio eletrónico geral@cm-gondomar.pt ou ainda entregues diretamente no Balcão Único de Atendimento.

Toda a informação está também disponível no site da Câmara Municipal de Gondomar.