Conheça os horários para a Recolha de Resíduos Urbanos no Natal e Ano Novo
publicado a 15 de Dezembro de 2020

O Município de Gondomar anuncia reforço de meios para a recolha de Resíduos Urbanos na época do Natal e do Ano Novo, de forma a garantir a limpeza das ruas do concelho neste período.

A recolha será realizada nos seguintes horários:

Nos dias 24 e 31 de dezembro (quintas-feiras), toda a recolha de resíduos será antecipada da seguinte forma: recolha diurna decorrerá das 7 até às 13 horas e a recolha noturna decorre entre as 13 e às 19 horas, antecipando, assim, os circuitos efetuados habitualmente à noite.

Nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro (sextas-feiras) não se realizará a recolha de resíduos, à exceção da recolha em ecopontos e moloks, habitualmente recolhidos às sextas-feiras, e nas Zonas de Recolha Seletiva Porta-a-Porta de São Pedro da Cova, Rio Tinto, Baguim, Fânzeres e São Cosme, em que a recolha será efetuada nos horários habituais.

No entanto, de modo a precaver situações de acumulação de resíduos, estarão nas ruas cinco equipas diurnas e cinco equipas noturnas para a recolha adicional de contentores que eventualmente estejam cheios.

Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro (sábados) a recolha será efetuada nos horários habituais.

Desta forma, “pretendemos não só manter a recolha regularizada, como também ir ao encontro das expectativas dos trabalhadores e dos seus familiares que pretendem conviver nestes dias de grande relevância para todos, sem colocar em causa o normal funcionamento do serviço”, afirma o Vereador do Ambiente, José Fernando Moreira.

O autarca defende que “não podemos deixar de fazer um apelo especial aos gondomarenses para que festejem de forma cuidadosa, evitando riscos desnecessários, com respeito pelas regras de prevenção. Devido à pandemia em que vivemos, este tem sido, e continua a ser, um ano que muito tem exigido de todos nós em prol da saúde pública.”, afirma.

Importa, ainda, sublinhar a importância da reciclagem e apelar a todos os munícipes para a separação dos resíduos, tendo em conta os ecopontos e os circuitos de recolha seletiva existentes, evitando desta forma a sobrelotação dos contentores de Resíduos Indiferenciados com Resíduos Recicláveis, contribuindo para uma época festiva amiga do Ambiente.

Separe devidamente os seus resíduos e coloque-os em sacos e nos contentores apenas nos dias e horários de recolha indicados.