Joalharia do Carmo será a montra da Filigrana de Portugal em Lisboa
publicado a 28 de Outubro de 2022

Fundada em 1924, a Joalharia do Carmo é uma das mais antigas joalharias da capital, contando com uma localização privilegiada no Chiado. A partir de agora esta loja histórica comercializa exclusivamente filigrana certificada, fruto do protocolo de colaboração assinado com os Municípios de Gondomar e da Póvoa de Lanhoso, entidades promotoras da certificação Filigrana de Portugal, contando com o apoio da A.Certifica, enquanto organismo de certificação.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, da Vereadora com o Pelouro do Turismo, Sandra Almeida, da Diretora do CINDOR, Eunice Neves, tendo também marcado presença os filigraneiros e enchedeiras que veem reconhecida e dignificada a sua arte.

Esta parceria permitirá a 9 ourives gondomarenses, que possuem a sua produção certificada, possam valorizar a sua própria marca e mostrar as suas criações artesanais junto do grande público.

Além de dar projeção nacional à filigrana artesanal e certificada, a colaboração agora assinada permite prosseguir com o esforço de salvaguarda e preservação da produção manual, valorizar o produto atribuindo mais-valias às peças certificadas e, consequentemente, o retorno direto para as Unidades Produtivas Artesanais com o esperado aumento de produção.

A Joalharia do Carmo é uma sociedade integrada no grupo empresarial “O Valor do Tempo”, a primeira loja do país a apostar exclusivamente na  filigrana certificada, prevendo a abertura de mais duas unidades a curto prazo e uma estratégia de expansão da marca, sempre focada no monoproduto filigrana certificada.